Publicidade Farmagnus Topo Notícias

Prefeitura entrega mais 148 óculos de grau

Foto: Programa Criança com Visão já atendeu mais de 1.700 alunos da rede pública municipal.

Na manhã desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Palhoça entregou mais 148 óculos de grau para alunos de duas escolas, nos bairros Rio Grande e Aririú da Formiga. Os estudantes beneficiados, 90 estudam no Grupo Escolar Terezinha Maria Espíndola Martins, Rio Grande, e 58 frequentam a Escola Básica Professora Laurita Wagner da Silveira, no Aririú da Formiga, onde o prefeito Camilo Martins também inaugurou a nova quadra poliesportiva.

Desde o lançamento, em abril de 2018, o programa Criança com Visão já beneficiou mais de 1.700 estudantes, de 5 a 15 anos, da rede pública municipal.

Criador do programa, o prefeito Camilo Martins defende o Criança com Visão, por considerá-lo mais uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento do estudante na escola. "O programa Criança com Visão é importante porque, ao eliminar a dificuldade visual da criança, os óculos facilitam o aprendizado. Não há como admitir que uma criança tente, mas não consiga aprender porque enxerga mal”, comentou. “Isso só me faz ter certeza que esse é um dos melhores programas da administração municipal', afirmou.

Rosinei de Souza Horácio, secretário municipal de Saúde, explica que o procedimento rotineiro para a concessão de óculos, começa com um teste de acuidade visual. "Um profissional optometrista realiza os testes para definir a capacidade visual de cada aluno em distinguir detalhes de contorno e forma. E sempre que é detectado algum tipo de patologia, a criança é encaminhada a um oftalmologista", salienta o secretário.

Quando constatada a necessidade de uma criança usar óculos de grau, os pais são convocados, para opinar sobre a escolha do tipo de armação. Porém, surpreendentemente, a palavra final, na hora de fazer a opção, tem sido da própria criança. Segundo o coordenador técnico do programa, Alex Sandro Schwider, a Prefeitura está entregando óculos modernos, evitando aqueles modelos denominados “fundo de garrafa”, que as crianças até deixavam de usar, por questão de estética, pois causavam constrangimento.

Clique aqui e receba notícias de Palhoça diariamente em seu WhatsApp.

Luiz Carlos Baby Espíndola

Comunicação / Prefeitura de Palhoça

Fotos: Adriel Douglas/PMP

Entre em nosso grupo do WhatsApp

Login

Esqueci minha senha