Após um minucioso trabalho de limpeza de pista e remoção dos veículos atingidos no grave acidente registrado na tarde deste domingo (6) no Morro dos Cavalos, a BR-101 foi liberada para o tráfego de veículos por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (7).
Em função do bloqueio do trânsito no local, as filas chegaram a 20 quilômetros, então o trânsito fluiu muito lentamente a partir da liberação, na manhã desta segunda – especialmente no sentido Norte.
O Corpo de Bombeiros orienta que os motoristas sigam com cautela, pois, devido à proporção do acidente, detritos ainda podem estar espalhados pela pista.
Trabalho árduo
O acidente ocorreu às 13h57 do domingo (6), quando um caminhão-tanque, que carregava álcool etílico, tombou na pista e causou o espalhamento do líquido inflamável, que incendiou, atingindo outros 21 carros e três carretas. Cinco pessoas ficaram feridas, com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau, e foram encaminhadas para atendimento médico.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuou de forma intensa na ocorrência. As equipes realizaram o controle do vazamento e evitaram a ignição do produto. A energia elétrica chegou a ser desligada nas proximidades do local do acidente.
O trabalho de remoção dos veículos e de limpeza das pistas seguiu madrugada adentro. Os veículos de pequeno porte foram encaminhados a um campo de futebol existente nas proximidades do local do acidente.
A parte mais sensível do trabalho de remoção foi o transbordo do combustível do caminhão tombado para outro caminhão. A presença de material inflamável no local exigiu muita cautela por parte dos profissionais que realizaram a remoção dos veículos e a limpeza da pista.
Ao longo da madrugada, o Corpo de Bombeiros, junto aos demais órgãos, realizou o destombamento do caminhão-tanque causador do acidente e a limpeza da pista. O trabalho teve foco na segurança da população e na preservação do meio ambiente.
Cerca de 36 bombeiros, entre militares e comunitários, trabalharam na ocorrência, além de profissionais da Defesa Civil, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da empresa Ambipar, especializada em resposta a emergências com produtos perigosos.
Governador presente no local
O governador Jorginho Mello esteve pessoalmente no local do acidente. Ao lado do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fabiano Souza, o governador acompanhou de perto os trabalhos de retirada dos escombros para iniciar a liberação da pista.
Jorginho Mello reforçou a importância de investimentos em infraestrutura para evitar novas tragédias: “A segurança nas nossas rodovias é prioridade. Estamos comprometidos em buscar soluções que garantam a integridade de todos que transitam por aqui”.
O governador catarinense ainda cobrou providências urgentes do Governo Federal para o trecho do Morro dos Cavalos, considerado crítico. “Não dá mais para esperar. Essa tragédia escancara o abandono do Governo Federal com a BR-101 em Santa Catarina. Precisamos de ação imediata, antes que mais vidas sejam perdidas”, criticou.
Ele também reforçou a necessidade da construção de um túnel no local. “O Morro dos Cavalos é uma bomba-relógio. Já passou da hora de tirar do papel o túnel que venho cobrando há anos. Santa Catarina exige respeito e infraestrutura à altura da sua importância para o Brasil”, completou.