A comunidade vai celebrar os 274 anos de fundação da Enseada de Brito com um evento no dia 11 de maio, junto ao Casarão da Enseada, a Casa da Cultura Açoriana. O evento é apoiado pela Prefeitura de Palhoça, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC).
O cronograma de atividades do evento festivo inicia às 14h, com uma apresentação de crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Profª. Argemira de Farias da Silveira.
Também estão previstas apresentações de dança e música, boi de mamão, roda de rendeiras e demonstração de taekwondo.
Confira a programação completa no quadro abaixo!
Um mergulho na história
A Enseada de Brito é uma das freguesias mais antigas de Santa Catarina. Em 1675, o bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto se estabeleceu na região, antes de partir para novas missões de exploração pelo país.
A fundação oficial, porém, só ocorreria em 13 de maio de 1750, com a chegada dos imigrantes açorianos e a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em homenagem ao explorador pioneiro, a localidade foi nomeada como Enseada de Brito.
Àquela altura, a comunidade já estava estabelecida. Tanto que a famosa praça Inácio Paulo Dalri é conhecida desde 1710. A praça da Enseada foi tombada pelo Patrimônio Histórico por ser a única em Santa Catarina que ainda conserva as medidas originais utilizadas pelos portugueses para a prática do comércio.
A igreja da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário também foi tombada pelo Patrimônio Histórico, transformando a localidade em uma referência do passado e da história de Santa Catarina.
Programação
14h: CEI Profª. Argemira de Farias da Silveira
14h30: EEB José Maria Cardoso Da Veiga
14h50: Coral Aldeia Yaka Porã
15h10: Apresentação de taekwondo (professora Francini Will)
15h30: Apae
16h: Roda de Rendeiras
16h30: Boi de Mamão da Casa da Cultura
17h: Dança Circular, com integrantes da UBS Enseada de Brito
17h30: Contação de história, com a professora Perla
18h: Quarteto Balanço da Ilha (samba)
19h: Edson Moura (MPB)